VIVÊNCIAS NA MONITORIA DE ANATOMIA PALPATÓRIA: DESAFIOS E GANHOS NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA

  • Autor
  • Yasmim dos Santos Rocha
  • Co-autores
  • Sarah Bezerra Barbosa , Tuane de Souza Holanda
  • Resumo
  •  

    Introdução: A monitoria acadêmica é uma prática de apoio ao ensino que visa fortalecer a formação discente por meio do protagonismo estudantil e da atuação colaborativa entre professores e alunos. No Brasil, sua regulamentação foi instituída pela Lei nº 5.540/68 e é reconhecida como uma estratégia eficaz para aprofundar o conhecimento e estimular a vocação docente dos estudantes universitários. No contexto do ensino de Fisioterapia, a disciplina de Anatomia Palpatória é fundamental para o desenvolvimento clínico, pois capacita o aluno a reconhecer estruturas anatômicas por meio do toque, integrando teoria e prática de forma sensível e precisa. Inserida nesse cenário, a monitoria permite consolidar conteúdos teóricos ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e interpessoais. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto monitoras da disciplina de Anatomia Palpatória, destacando as atividades realizadas, os desafios enfrentados e os aprendizados obtidos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência, resultado da vivência acadêmica de três monitoras da disciplina de Anatomia Palpatória do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Fametro, em Fortaleza-CE, ocorrida entre março e junho de 2025. Os encontros foram realizados presencialmente, com duas monitorias semanais de aproximadamente uma hora, em laboratórios e salas com recursos pedagógicos e peças anatômicas. As monitorias contaram com a presença de pelo menos duas monitoras e foram estruturadas com uma introdução teórica dialogada, seguida de práticas demonstrativas realizadas entre as próprias monitoras ou entre os alunos e com o uso de modelos anatômicos. As atividades também incluíam discussões abertas sobre os temas abordados. Além disso, materiais de estudo foram compartilhados no grupo on-line da monitoria, com o objetivo de reforçar o conteúdo e facilitar o acompanhamento dos tópicos trabalhados. Resultados e Discussão: Ao longo da monitoria, foi possível perceber um aperfeiçoamento na comunicação e no domínio do conteúdo, bem como no planejamento e na condução das atividades realizadas. A utilização de metodologias ativas, como a demonstração prática e a construção coletiva do conhecimento, favoreceu o desenvolvimento de uma atuação didática mais segura e estruturada. Uma das dificuldades enfrentadas durante a monitoria foi a redução gradual da participação nas monitorias, o que exigiu adaptações, como o envio de conteúdos complementares pelo grupo on-line da monitoria e estímulo a uma participação mais ativa. Por fim, a experiência permitiu o desenvolvimento de competências pedagógicas, senso de responsabilidade e habilidades de liderança e empatia, além de ter contribuído para maior segurança na prática da anatomia palpatória. Considerações Finais: A atuação na monitoria revelou-se uma oportunidade rica de crescimento acadêmico e pessoal, proporcionando não apenas o aprofundamento de conteúdos fundamentais da Fisioterapia, mas também o exercício da docência e da comunicação. A experiência como monitoras reafirmou a importância da monitoria como espaço formativo que articula conhecimento técnico, vivência prática e compromisso com o ensino-aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Monitoria acadêmica; Anatomia palpatória; Metodologias de ensino.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

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Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

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Autores

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    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

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  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.